_INCT //

RJ

INCT AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano – Programa de Pesquisa da Rede Observatório das Metrópoles 2015-2020

Sergio de Azevedo
UENF
http://www.observatoriodasmetropoles.net.br/
O INCT OM trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras. Reúne programas de pós-graduação em estágios distintos de consolidação e procura aliar suas atividades de pesquisa e ensino a ações que contribuam para a atuação dos atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas voltadas para a área. O INCT deverá dar continuidade às atividades do Observatório das Metrópoles, envolvendo grupos de pesquisa distribuídos por todas as cinco regiões do país.
O referido Instituto tem como foco a avaliação dos desafios para assegurar o bem-estar urbano no país, a partir da análise de temas como direito à cidade, cidadania metropolitana, governança, regimes urbanos, financeirização da cidade e gestão participativa. Difundir e ampliar a relevância do debate metropolitano para o desenvolvimento nacional – a partir das análises que acumulamos nos últimos 20 anos; e garantir que o direito à cidade seja assegurado no futuro do país, visando a construção de cidades mais justas e democráticas. Possui como desafio construir uma nova concepção do pensamento urbano, que possa superar a fragmentação, o localismo político, a competição e a ausência de governança metropolitana.
Contribuir para colocar a questão do desenvolvimento urbano no centro do debate sobre desenvolvimento nacional reconhecendo a importância da dinâmica urbana-metropolitana como elemento crucial para pensar o passado, o presente e o futuro da nação brasileira e produzir subsídios visando contribuir com a formação de políticas públicas e novos padrões de governança metropolitana fundadas na justiça social e na democracia.