_INCT //

SP

INCT de Oncogenômica e Inovação Terapêutica

Vilma Regina Martins
FAP
http://www.accamargo.org.br/cientistas-pesquisadores/incito-inote
O INCT Incito-Inote tem como objetivo estudar o câncer e criar novas formas de tratar essa doença e melhorar o sistema de saúde. No estudo das Síndromes de Câncer Hereditário (SCH) a busca de novos genes de susceptibilidade ao câncer será conduzida com o intuito de assistir adequadamente o grande percentual de pacientes, particularmente mulheres, negativas para mutações nos genes conhecidos, mas que seguramente são portadoras de alterações genéticas que levam ao aumento do risco de desenvolvimento de tumores. Outra frente de estudo são os tumores raros que, juntos, representam cerca de 25% de todos os casos de câncer. Neste aspecto, o objetivo é criar a Iniciativa Brasileira em Tumores Raros (BIRT) e apoiar o Grupo Latino Americano de Câncer Renal (LARCG) para organizar o que poderá ser uma das maiores coortes de tumores raros do mundo. Ainda, o primeiro banco de xenotransplantes de tumores raros na América do Sul será estabelecido, permitindo a condução de ensaios pré-clínicos e a definição de tratamentos mais eficientes.
O INCiTO-INOTE oferece suporte ao programa científico estabelecido pelo INCiTO, explorando a via de mão-dupla conhecida como bench-to-bedside com o intuito de enfrentar os desafios que ainda hoje são limitantes para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O Instituto utiliza de sua larga experiência em genética, “ômicas”, bioinformática e biomarcadores para focar em áreas onde pode ser internacionalmente competitivo e adicionar contribuição relevante para Ciência e inovação em Oncologia. O estudo de Síndromes de Câncer Hereditário (SCH) foi uma das principais áreas abordadas no INCiTO. Como continuidade, nesta proposta serão potencializados os esforços no sentido de investigar os aspectos clínicos, epidemiológicos e moleculares dessas síndromes.
Estudar a resistência ao tratamento do câncer diante do fato de que a ausência de biomarcadores de resistência a drogas nos diferentes tumores ser um empecilho no seu tratamento e, eventualmente, expore os pacientes a agentes tóxicos ineficazes, diminuindo sua qualidade de vida e aumentando os custos do tratamento oncológico.