_INCT //

SP

INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida

Vanderlei Salvador Bagnato
IFSC/USP
http://cepof.ifsc.usp.br/geral/sobreINCT
O INCT OBACV tem o objetivo de criar uma rede nacional com poder de traduzir e transformar ciência e capacidade científica em produtos e processos de alto valor tecnológico na área da óptica, focando em suas aplicações em saúde e agricultura. As quatro linhas principais de pesquisa – diagnósticos para saúde humana, bioestimulação, tratamentos para a saúde humana e aplicações agroambientais – deverão envolver a criação de diversas plataformas com apoio das ciências básicas e num ambiente de cooperação com o setor produtivo e uma elaborada rede de competências, com parcerias entre institutos e colaboração internacional.
O INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida atua na conversão de conhecimento básico em plataformas para diagnóstico de doenças, controle microbiológico, tratamento de câncer, diagnóstico do tipo “home care”, tratamento e detecção de pragas na agricultura, controle de vetores de doenças, rastreabilidade de alimentos e incorporação de nano-fabricação no desenvolvimento de novos stents de amplo uso vascular, por meio da utilização de técnicas ópticas. O foco principal é a área de óptica e suas aplicações para solução de problemas de saúde e da agricultura.
Desenvolver ciência básica e aplicada, visando promover avanços tecnológicos na área de óptica bem como promover uma ampla e profunda colaboração interdisciplinar entre o Centro, empresas privadas, e parceiros internacionais.