_INCT //

SP

INCT em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat)

Vanderlan da Silva Bolzani
UNESP
http://www.inct-bionat.iq.unesp.br
O INCTBioNat foi criado para mapear e catalogar de forma organizada todas as informações sobre os metabólitos secundários detectados e/ou isolados de organismos de nossa rica biodiversidade, fundamental para o avanço de pesquisa em química de produtos naturais do Brasil. A criação de uma rede nacional de pesquisa para mapeamento químico e biológico das espécies terrestres, marinhas e de microrganismos da nossa biodiversidade constitui-se numa estratégia racional para a seleção de substâncias ativas mais promissoras para posterior estudos farmacológicos e toxicológicos visando moléculas protótipos. Para atingir tais metas, o ICNTBioNat reúne pesquisadores de excelência e pesquisadores jovens e talentosos que iniciam suas carreiras em universidades federais e estaduais de vários estados da federação, englobando todas as regiões do Brasil.
INCT-BioNat constitui uma rede de pesquisas interdisciplinares voltadas para a química de produtos naturais da biodiversidade brasileira.
Desenvolver ciência básica de excelência e aplicada nas áreas da biologia, química e farmacologia, visando a descoberta de substâncias bioativas (hits e leads) da biodiversidade brasileira, para posterior desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, pelo setor industrial.