III Seminário de Avaliação dos INCTs

pontos verticais

Os Seminários de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) têm o objetivo de avaliar a execução dos projetos e de seus respectivos resultados, permitindo conhecer e divulgar os conhecimentos, as tecnologias e as inovações decorrentes do desenvolvimento dos projetos que o o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financia no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

3º Seminário de Avaliação dos INCT é uma avaliação de meio-termo, que ocorre durante a execução dos projetos. É um evento estratégico para o Programa INCT, uma vez que se conStitui em uma oportunidade de se identificar os avanços alcançados pelos INCT, além de permitir que se visualizem oportunidades de aprimoramento e de eventuais ajustes de metas e/ou cronogramas.

O objetivo deste 3º Seminário é avaliar o andamento da execução dos 105 (cento e cinco) INCT vigentes, sendo 3 (três) INCTs selecionados pelo Edital 71/2010, que totalizou investimentos da ordem de R$ 39 milhões, e 102 (cento e dois) selecionados pelo Edital 16/2014, num investimento total de R$ 660 milhões.

A avaliação dos projetos é de responsabilidade do CNPq e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) tem trabalhado de forma articulada com o Conselho para a avaliação do Programa como um todo.

O CNPq, em atendimento aos pilares centrais do Programa, introduziu na programação desta edição do Seminário de Avaliação, além do desenvolvimento das atividades avaliativas, atividades de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação, bem como outras que visam possibilitar um espaço de interação entre os INCT e os setores público e privado.

Assim, o 3º Seminário está organizado em 8 (oito) linhas temáticas, de acordo com as áreas do conhecimento abrangidas pelos INCT em avaliação e formatado em 4 (quatro) eixos, que serão desenvolvidos em atividades paralelas e simultâneas:

_Eixo I

AVALIAÇÃO

Consiste na realização de mini-simpósios e mesas-redondas, em que os coordenadores dos respectivos INCT apresentarão os resultados do desenvolvimento do projeto aos Avaliadores do CNPq e aos co-financiadores, com vistas à avaliação da execução dos projetos por Comitê de Julgamento do CNPq.

Este eixo está organizado em 8 (oito) grandes temas:
➊) saúde
➋) ecologia e meio ambiente;
➌) exatas e naturais; 
➍) humanas e sociais aplicadas;
➎) agrárias e agronegócios;
➏)
engenharia e tecnologia da informação;
➐) energia; e
➑) nanotecnologia.

Cada INCT apresentará seu trabalho individualmente aos avaliadores do CNPq e terá 30 minutos para realizar sua apresentação, havendo mais 15 minutos para audição pelos avaliadores. Alguns itens importantes a serem destacados na apresentação:

◉ Pesquisa;
◉ Formação de Recursos Humanos;
◉ Transferência de Conhecimentos para a Sociedade;
◉ Internacionalização; e
◉ Transferência de Conhecimento para o Setor empresarial e/ou para o Setor Público (para os Institutos voltados às aplicações da ciência, tecnologia e inovação).

_Eixo II

Divulgação e Popularização da CT&I

Dada a importância estratégica de fazer chegar à sociedade informações qualitativas acerca dos projetos apoiados, este Eixo tem o objetivo de divulgar e oferecer, aos INCT, ferramentais de divulgação dos projetos e de seus resultados, com a finalidade de dar maior visibilidade aos conhecimentos, produtos e processos desenvolvidos, de forma a permitir accountability por parte da sociedade. Assim, serão realizadas duas atividades neste eixo:

◉ Exposição temática interativa, considerando as 8 (oito) linhas temáticas definidas para o Seminário, com o uso de conteúdos digitais, a partir do uso das novas mídias, que apresentarão, em linguagem lúdica e interativa, os principais resultados gerados pelos INCT;

◉ Oficinas de Divulgação Científica, que serão realizadas em parceria com o INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e acontecerão nos dias 19/11 (tarde) e 20/11 (manhã).

Illustration

_Eixo III

Aproximação com o setor produtivo

Trata-se de uma abordagem inovadora no evento, em que se pretende criar oportunidades de interação dos representantes dos INCT com representantes do setor produtivo, buscando criar a ambiência favorável para a identificação de futuros negócios e/ou parcerias.

Para este Eixo, estão previstas duas ações em parceria com o SEBRAE Nacional:

◉ Realização de encontros previamente agendados entre os INCT e representantes de representantes do setor produtivo;

◉ Projeto Piloto do Programa de Negócios de Base Tecnológica para Mestres e Doutores, que será lançado durante o 3º Seminário;

Illustration

_Eixo IV

Aproximação com o Setor Público

O Eixo IV busca fazer uma aproximação com o setor público no sentido de facilitar a interlocução e criar ambiente favorável para parcerias e para a transferência do conhecimento e tecnologias para o setor público.

Serão realizados:

◉ Encontros previamente agendados entre representantes dos INCT e de setores governamentais;

◉ Reunião com a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, no Congresso Nacional;

Apoio

Parcerias

sebrae@2x
confap@2x
capes@2x
mec@2x
infra@2x

Realização

inct@2x
cgee@2x
cnpq@2x
mctic@2x
brasil@2x