_INCT //

SP

INCT de Biomarcadores em Neuropsiquiatria (INCT-INBioN)

Wagner Farid Gattaz
USP
Site em construção
O INCT INBioN objetiva analisar aspectos etiológicos comuns e marcadores diferenciais entre a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Juntas, estas doenças afetam no Brasil 14 milhões e no mundo 400 milhões de indivíduos. A busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce.
O INBioN realiza um projeto integrativo reunindo cientistas no Brasil e no exterior de diferentes áreas na busca de uma melhor compreensão das bases das doenças neuropsiquiátricas.São adotadas estratégias experimentais considerando tanto as diferenças como as similaridades biológicas entre os diagnósticos de três doenças – Esquizofrenia, Transtorno Bipolar e Doença de Alzheimer, partindo da premissa de que uma base genética confere uma vulnerabilidade comum para distúrbios da maturação, da plasticidade e da função cerebrais, e que a interação desta base genética com fatores não-genéticos determina a patoplastia e as diferenças nas manifestações clínicas.
Realizar estudos de neuroquímica, neuroimagem, neuromodulação, neurocognição, genômica, proteômica, modelos animais e neuropatologia post mortem, visando analisar aspectos etiológicos comuns e marcadores diferenciais entre a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer.