_INCT //

RJ

INCT Instituto Geotécnico de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície e Desastres Naturais

Willy Alvarenga Lacerda
UFRJ
Site em construção
O INCT-REAGEO objetiva estudo dos aspectos geotécnicos associados a encostas e planícies. A continuidade e desdobramento das pesquisas, ora proposta como FASE II, converge para pesquisas voltadas à previsão, prevenção, mitigação e reabilitação dos sistemas de encostas e planícies/baixadas costeiras frente aos desastres naturais induzidos por chuvas extremas. Isto envolve a geração de conhecimento básico sobre os condicionantes e mecanismos de instabilização, movimentos de massas e erosão dos solos, em ambientes de encostas e planícies, visando o aprimoramento metodológico das cartas de suscetibilidade e de riscos em diferentes escalas de interesse para planejamento e gestão territorial-ambiental.
O INCT REAGEO possui atuação abrangente em geotecnia de encostas e planícies, propriedades de solos e rochas, geologia, geomorfologia e hidrologia. Desenvolvimento de Mecanismos de Instabilização e Influência do Uso e Cobertura Vegetal; Tecnologias para Reabilitação de Áreas Degradadas; Técnicas de Disposição de Sedimentos Dragados; Controle de Contaminação e Construção em Solos Moles; Estudo de Suscetibilidade a Escorregamentos de Terra e Mapeamento de Risco em áreas urbanas; Obras inovadoras de Reabilitação de Escorregamentos. Todas essas atividades têm amplo alcance social, com a finalidade de diminuir os impactos de contaminações, escorregamentos e colaborar com os Municípios na indicação de áreas seguras para o reordenamento urbano.
Articular as pesquisas desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa e promover a integração dos especialistas afins aos mecanismos de instabilização, degradação e reabilitação do sistema encosta-planície no Brasil .