_INCT //

RJ

INCT Neuroimunomodulação

Wilson Savino
FIOCRUZ
https://www.inctnim.fiocruz.br/
O INCT NIM objetiva estabelecer rede de pesquisa e formação de recursos humanos, baseando-se em visão holística sobre mecanismos celulares e moleculares relativos à fisiologia das interações neuroimunendócrinas e respectivos desvios patológicos que possam ocorrer em agravos decorrentes de agentes infecciosos, de alterações metabólicas e de comprometimento neural. Quatro grandes temas são estudados: fisiologia das interações neuroimunoendócrinas; neuroimunomodulação em doenças infecciosas; neuroimunomodulação em doenças metabólicas e neuroimunomodulação em doenças do neurodesenvolvimento e neurodegenerativas. Será possível realizar diversas entregas para a sociedade, em termos de produção técnico-científica, geração de produtos de interesse para a saúde, formação de recursos humanos especializados e difusão do conhecimento para o conjunto da sociedade.
O INCT-NIM integra abordagens científicas sobre o tema nas áreas de Imunologia, Endocrinologia, Metabolismo e Neurociência. Três eixos temáticos são focalizados: a fisiologia das interações neuroimunoendócrinas; a neuroimunomodulação em doenças infecciosas; e a neuroimunomodulação em doenças do neurodesenvolvimento e neurodegenetativas. Dentre os agravos estudados no eixo de doenças infecciosas, estão a doença de Chagas, malária, hanseníase, e ainda as alterações de sistema nervoso decorrentes de infecções por HIV e HTLV-1.
Estabelecer rede nacional de pesquisa translacional e de formação de recursos humanos, tendo como base uma visão holística sobre mecanismos celulares e moleculares relativos às interações neuroimunendócrinas em condições fisiológicas e nos agravos decorrentes de agentes infecciosos, de alterações metabólicas e de comprometimento neural.