_INCT //

SP

INCT Tecnologias Ecoeficientes Avançadas em Produtos Cimenticios

Vanderley Moacyr John
USP
http://www.cemtec.org
O INCT CEMtec tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimento e tecnologias que contribuam para aumentar a ecoeficiência de produtos cimentícios. O foco está centrado em soluções globalmente competitivas que irão fortalecer as empresas brasileiras que procuram se consolidar suas operações em nível global. As pesquisas se concentram nas áreas de desenvolvimento de materiais e componentes com baixo conteúdo de ligante e baixa pegada de CO2; nanopartículas para melhoria do desempenho dos materiais cimentícios; industrialização e produção digital de cimento e materiais cimentícios, bem como novas ferramentas de projeto e desenvolvimento de produtos (FGM, otimização topológica); novos ligantes ou composições destes, com baixa intensidade de CO2; técnicas novas e avançadas de caracterização para partículas (agregados, cimentícios, fileres) bem como fontes secundárias de agregados, incluindo resíduos de construção: metodologias simplificadas para medir impacto ambiental que sejam aplicadas na indústria e inovação em componentes leves.
O INCT Tecnologias Cimentícias Eco-eficientes Avançadas desenvolve e dissemina conhecimento e tecnologias que contribuem para aumentar a ecoeficiência de produtos cimentícios. O principal foco é a redução na emissão de gases do efeito estufa, energia e consumo e água e reduzir a necessidade de recursos naturais, por meio de análise do ciclo de vida. Dada a expectativa de crescimento futuro concentrada em nações em desenvolvimento, estratégias economicamente viáveis são consideradas para o desenvolvimento sustentável considerando a limitações de renda.
Desenvolver e disseminar conhecimentos e tecnologias que contribuem para aumentar a eco-eficiência de produtos à base de cimento, visando a diminuição do consumo de água, energia e emissões de gases com efeito de estufa e reduzir a pressão sobre os recursos naturais, em todo o ciclo de vida do produto.